A expansão contínua do mercado de jogos oferece grandes oportunidades para
profissionais na área de programação. Com a constante evolução do hardware,
este segmento do entretenimento eletrônico também apresenta muitos desafios,
exigindo cada vez mais qualificação dos programadores, especialmente
daqueles que se dedicam à programação gráfica.
Este livro descreve a linguagem C++ e a tecnologia DirectX, desenvolvida
pela Microsoft, que são as ferramentas mais utilizadas para o
desenvolvimento de jogos com qualidade profissional.
C++ é a linguagem utilizada na maioria dos grandes projetos de jogos
eletrônicos, possuindo inúmeras vantagens em relação a outras linguagens de
mais alto ou baixo nível. DirectX é uma API que fornece um conjunto de
funcionalidades de grande utilidade para o desenvolvimento de jogos, sendo
considerada padrão na plataforma Windows. Apresenta uma interface de alto
nível, permitindo acesso aos recursos avançados de hardware das placas
gráficas 3D, sem a necessidade de conhecer as particularidades de cada
hardware.
O livro está dividido em duas partes. Na primeira parte, consta uma visão
geral da linguagem C++, desde os fundamentos até os principais aspectos da
orientação a objetos. A segunda parte apresenta a API DirectX, após uma
introdução aos termos e operações lógicas e matemáticas que constituem a
base da programação gráfica. Serão vistos também diversos conceitos
presentes na programação de jogos e aplicativos multimídia.
Este livro é destinado a todos aqueles que desejam entender os princípios da
programação de jogos, além de aprofundar os conhecimentos sobre a
programação gráfica.
Principais temas abordados no livro:
Parte I
- Uso de variáveis e funções em C++.
- Matrizes, strings e ponteiros em C++.
- Estruturas, classes, uniões e demais tipos de dados definidos pelo
usuário.
Parte II
- Conceitos fundamentais da computação gráfica, tais como: sistemas de
projeção, transformação com matrizes e modos de renderização.
- Inicialização de janelas com Win32 e criação do dispositivo de Direct3D
para acessar o hardware gráfico.
- Renderização de polígonos, texturização, utilização de materiais,
iluminação, efeito de neblina e transparência com Direct3D.
- Diferentes sistemas de câmera em primeira e terceira pessoas.
- Diversos modos de animação, translação, rotação e deformações por vértice
com personagens 3-D animados.
- Frustum culling para otimização e redução de geometria processada no
pipeline.
- Criação de sistema para geração de mapas e cenários 3-D.
- Efeitos sonoros com DirectSound.
- Reprodução de músicas com DirectMusic.
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