"Ter consciência de como seu código-fonte afeta aqueles que trabalharão com ele futuramente é uma parte importante do desenvolvimento de software. Os autores fizeram um ótimo trabalho apresentando os diferentes aspectos desse desafio e explicando detalhes com exemplos instrutivos."
—Michael Hunger, Desenvolvedor de Software, Neo Technology
Como...
Ver mais ▼"Ter consciência de como seu código-fonte afeta aqueles que trabalharão com ele futuramente é uma parte importante do desenvolvimento de software. Os autores fizeram um ótimo trabalho apresentando os diferentes aspectos desse desafio e explicando detalhes com exemplos instrutivos."
—Michael Hunger, Desenvolvedor de Software, Neo Technology
Como programadores, todos já vimos códigos-fonte tão feios e problemáticos que poderiam desanimar qualquer um. Durante os últimos cinco anos, Dustin Boswell e Trevor Foucher analisaram centenas de exemplos de “códigos-fonte malfeitos” (muitos deles mesmos) para determinar o que havia de errado com eles e como poderiam melhorá-los. A conclusão a que chegaram? Você deve escrever códigos-fonte de modo a minimizar o tempo necessário para que outra pessoa possa entendê-los — ainda que essa “outra pessoa” seja você mesmo.
Este livro se concentra em princípios básicos e técnicas práticas que você poderá aplicar sempre em seus códigos-fonte. Utilizando exemplos de códigos-fonte fáceis de serem compreendidos e retirados de várias linguagens, cada capítulo aborda um aspecto distinto da codificação e demonstra como você pode tornar seu código-fonte fácil de entender.
- Simplifique a nomeação, os comentários e a formatação com dicas que podem ser aplicadas a todas as linhas de seu código-fonte
- Aprimore os loops, a lógica e as variáveis de seu programa para reduzir sua complexidade e potencial confusão
- Confronte problemas no nível das funções, usando técnicas como reorganizar blocos de código para que realizem uma tarefa de cada vez
- Escreva códigos-fonte de teste efetivos, completos e concisos — além de legíveis
Ver menos ▲