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OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva


ISBN impresso: 85-7522-084-5
Ano: 2006
Páginas: 486
Preço: R$ 92,00
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OpenGL é uma especificação aberta e multiplataforma de uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, ou API (Application Programming Interface), utilizada para o desenvolvimento de aplicações de Computação Gráfica, tais como jogos e sistemas de visualização. A OpenGL é extremamente eficiente, uma vez que muitos dos seus algoritmos são implementados em hardware nas placas gráficas mais modernas. Programas são escritos em uma linguagem de programação, como C/C++, e fazem chamadas às rotinas da biblioteca.

Este é um livro introdutório, voltado para o desenvolvimento de aplicações gráficas usando OpenGL. Os principais conceitos básicos de Computação Gráfica, bem como as principais funções disponíveis na biblioteca OpenGL, são abordados de uma forma objetiva, unindo teoria e exemplos práticos. Sua leitura é recomendada para os profissionais ou estudantes de Computação que tenham conhecimento da linguagem C/C++ e desejam desenvolver aplicações gráficas, desde sistemas de visualização e simulação a jogos eletrônicos.


Tópicos abordados no livro:
• Instalação e utilização da biblioteca OpenGL em diferentes ambientes de programação.
• Estrutura básica de aplicações que usam OpenGL e GLUT.
• Criação de janelas e tratamento de eventos por meio da GLUT.
• Modelagem bi e tridimensional, transformações geométricas.
• Animação e navegação em cenários virtuais.
• Técnicas de realismo: iluminação, transparência, mapeamento de textura e utilização de buffers auxiliares.
• Técnicas de otimização: display lists e vertex arrays.
• Técnicas para seleção de objetos e feedback.
• OpenGL e outras linguagens de programação.
• Introdução à programação de shaders via OpenGL Shading Language.
• Bibliografia e sites sobre OpenGL. Ver menos ▲

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 Opinião dos leitores

Rodrigo B C 
Livro bem didático, iniciante na área de openGL. Empolgado com a matéria deste livro. Autores se empenharam muito para este excelente trabalho!
Wilton M F J 
Ótimo livro, muito didático. Uma pena que a editora não fez a reimpressão desta exelente obra, pois o mercado brasieliro é carente de bons livros técnicos.
Sérgio de B P 
Sou professor de computação gráfica e lamento que a editora não tenha feito uma reimpressão desse livro. Simplesmente não existem livros nacionais sobre OpenGL.
Augusto C R 
Finalmente um otimo livro de OpenGL em português. Capítulos muito bem divididos e focados no assunto de maneira pratica e objetiva.
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