Este livro objetiva aprimorar os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, sejam eles a distância, sejam presenciais. A intenção é levar ao conhecimento dos leitores as formas de uso e potencialidades pedagógicas...
Ver mais ▼Este livro objetiva aprimorar os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, sejam eles a distância, sejam presenciais. A intenção é levar ao conhecimento dos leitores as formas de uso e potencialidades pedagógicas dos principais recursos, atividades e blocos a partir de possibilidades oferecidas pela WEB 2.0.
O livro tem como base práticas e experiências em diferentes ambientes educacionais que, efetivamente, utilizam as tecnologias de informação e comunicação digitais tanto para construção quanto para o gerenciamento e tutoria de cursos. Nesse contexto, a intenção é disponibilizar uma obra que ultrapassasse o conceito de manual, uma vez que permite ao leitor conhecer e decidir, à luz da WEB interativa, formas interessantes e criativas para comporem suas salas e ambientes virtuais.
Para que o objetivo do livro possa ser atingido, este se encontra estruturado em capítulos que mesclam teoria e prática. Assim, na introdução, são apresentados alguns dos principais conceitos presentes no uso da tecnologia digital em educação. O capítulo 1 aborda as técnicas de criação de cursos com o Moodle.
Nos capítulos 2, 3 e 4, o leitor pode explorar e conhecer sugestões de uso dos principais blocos, recursos e atividades do software. No capítulo 5, o objetivo é compartilhar informações interessantes sobre recursos e atividades externas que, agregadas ao Moodle, possibilitam excelentes contribuições. Por sua vez, o capítulo 6 explora todas as novidades do novo Moodle 2.0.
Ver menos ▲