Um dos grandes desafios nos cursos de Tecnologia da Informação e em cursos correlatos é o ensino do paradigma orientação a objetos. Aprender o conceito de classe, objeto, herança, polimorfismo e outros conceitos do paradigma não basta. É necessário entender a aplicabilidade desses conceitos em dividir o software em pequenas unidades que trocam...
Ver mais ▼
Um dos grandes desafios nos cursos de Tecnologia da Informação e em cursos correlatos é o ensino do paradigma orientação a objetos. Aprender o conceito de classe, objeto, herança, polimorfismo e outros conceitos do paradigma não basta. É necessário entender a aplicabilidade desses conceitos em dividir o software em pequenas unidades que trocam mensagens entre si, aproveitando as reais vantagens desse paradigma.
Ao contrário do que ocorre em outras obras semelhantes, este livro introdutório não se prende às limitações de uma determinada linguagem. Para isso, esta obra explica os conceitos fazendo uso de códigos-fonte nas linguagens C++ e Python, ficando o leitor livre para reescrever os exemplos apresentados em sua linguagem orientada a objetos favorita.
Com uma linguagem informal, este livro tem nove capítulos e um capítulo de exercícios. No capítulo de exercícios, o autor associa a dificuldade de cada exercício a um objetivo educacional, fazendo uso da mesma metodologia usada em sala de aula.
O paradigma orientação a objetos comumente é ensinado aos alunos de graduação no terceiro semestre, quando estes já têm conhecimento de pelo menos uma linguagem estruturada (C, Pascal, entre outras). Assim, é recomendado ao leitor um contato prévio com alguma linguagem de programação.
Os códigos-fonte apresentados são escritos para Python 3.4 e C++ na versão C++11, disponíveis no git-hub para download e alterações, potencializando sua experiência de aprendizado.
Ver menos ▲