Logo da Novatec
Categorias

Opinião dos Leitores

Leia a opinião dos leitores sobre a obra Introdução à Criptografia.

Roberto Davis do C. Costa (Parauapebas - PA) 
Livro bom, aborda muitas coisas.
 
Welton Vaz de Souza (Belo Horizonte - MG) 
Este livro é muito fácil de ler no começo, mas na metade para o final se você não tiver um bom conhecimento de matemática e criptografia (pelo menos um minicurso inicial como o da Fundação Lemann - http://fundacoes.org.br/khanportugues/matematica/matematica_aplicada/uma_jornada_pela_criptografia), você não vai conseguir entender quase nada.
 
Rodrigo Ramos (São Paulo - SP) 
Atuo com segurança há alguns anos e gostei do livro por se tratar de um livro de introdução. Acho que deveria estar voltado mais para uma linguagem simplista do que técnica, pois algumas pessoas que estão buscando livros de introdução às vezes não entenderão algumas partes que o livro descreve.
 
Marcio Alexandre Rodriguez de Rodrigues (Porto Alegre - RS) 
Ideal para quem está realmente iniciando no assunto.
 
Lucas Machado Sanches (Sertãozinho - SP) 
Acho que na obra poderia ter sido mais detalhado sobre como utilizar em forma de algoritmo as várias formas de criptografias apresentadas, não apenas as mais usadas. Mesmo que não em algoritmos mas poderia ser em uma codificação em C/C++ mesmo. No geral seria bom dar uma revisada na forma como foi escrito porque em alguns momentos dá uma sensação de que o livro na verdade é um apanhado de textos e não um livro com uma sequência.
 
Nelson Glauber (Recife - PE) 
O livro me decepcionou como um todo. Ele possui alguns erros desapercebidos pelo autor/revisor. Acho isso aceitável em um livro maior, mas não em um livro de apenas 200 páginas. Mas para mim, o maior problema é a didática usada no livro. Um assunto tão rico como criptografia poderia ser abordado de uma forma muito melhor.
 
Everton Santos Vasconcelos (Rio de Janeiro - RJ) 
Uma excelente obra para quem deseja dar os primeiros passos na seara da criptografia.
 
Davi Costa Salles (Santo André - SP) 
Livro objetivo e com explicações e didática claras.
 
Lorhan Kondo (São Paulo - SP) 
Bem... Eu não fiquei lendo para criticar a obra, mas sim para aprender, então os números que colocarei aqui são aproximações. O livro tem muitos erros, que passaram desapercebidos pela revisão. Tem erros em algumas fórmulas, nos exemplos (no caso dos métodos de transposição), números mágicos e letras mágicas - com letras e números mágicos quero dizer das fórmulas que utilizam letras, mas não tem legenda e números mágicos são os números que aparecem, mas não há uma explicação por ter utilizado tal valor, diria que aproximadamente 10 páginas possuem tais erros. Por exemplo, tem um trecho do livro fala "como a primeira entrada da tabela é(...)", mas não fala como tal tabela foi formada, desse modo parece que somente essa tabela existe e que só podemos utilizar ela, ou seja, não há uma explicação do motivo de se utilizar a tabela A e não a tabela B. Achei estranho que se teve um grande esforço para explicar o funcionamento da Bomba de Turing online, mas não como funciona a Bomba de Turing, mas sim como utilizar uma máquina de Turing. Também poderia ter aproveitado essas páginas para explicar melhor os métodos de criptografia que ficaram superficiais ou falar mais sobre os algoritmos de hash. Outro problema é que é apresentado algoritmos m Python e isso é um problema quando a proposta do livro é a de introduzir a criptografia, então, nesse caso o mais ideal seria utilizar fluxograma ou portugol. Gostei do livro, mas ele me deixou curioso no lugar de me ensinar mais. As partes que me deixaram decepcionado foram criptografia simétrica e assimétrica, ou seja, cerca de 33% do livro. Gostaria de ter aprendido mais com este livro, mas não foi possível, agora o que me resta é pesquisar na internet para realmente aprender os métodos de criptografia simétrica e assimétrica.
 


[Home] [Seja um autor] [Catálogo] [Dúvidas] [Meus pedidos]
[Política de Privacidade] [Mais Vendidos] [Fale conosco]

©Copyright 2001-2022 Novatec Editora. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Virtuous.