O “novo” protocolo da Internet é denominado IPv6 e, com endereços de 128 bits, expande imensamente o espaço de endereçamentos para permitir o crescimento da Internet, possui mecanismos de autoconfiguração bastante robustos, suporte integrado à segurança e mobilidade, entre várias outras vantagens em relação ao seu antecessor – o tradicional... Ver mais ▼O “novo” protocolo da Internet é denominado IPv6 e, com endereços de 128 bits, expande imensamente o espaço de endereçamentos para permitir o crescimento da Internet, possui mecanismos de autoconfiguração bastante robustos, suporte integrado à segurança e mobilidade, entre várias outras vantagens em relação ao seu antecessor – o tradicional IPv4.
Apesar de todos esses benefícios anunciados e mesmo o IPv6 já sendo padronizado desde a metade da década de 90, sua adoção prática na Internet ainda é pouco representativa operacionalmente. Além disso, o IPv6 é um protocolo diferente do IPv4 e ambos não são diretamente compatíveis, o que requer a adoção de complexos mecanismos de transição para viabilizar a comunicação entre as “ilhas” IPv4 e IPv6.
Para tornar esse panorama ainda mais agravante, atualmente são poucos os profissionais preparados para lidar operacionalmente com IPv6, o que indica que nos próximos anos a demanda por esse profissional tende a crescer desenfreadamente. O autor foi o primeiro profissional brasileiro e quarto no mundo certificado em IPv6 pelo fórum internacional, sendo que também foi responsável por certificar a primeira universidade brasileira. O resultado desse pioneirismo em IPv6 aliado à experiência na área de educação foi este livro, escrito com uma abordagem didática e repleto de ilustrações para facilitar o entendimento dos conceitos, além de trazer vários exemplos práticos de configuração.
Ver menos ▲
|