Logo da Novatec
Categorias

Imposto de Renda no Mercado de Ações - 2ª Edição

A tributação sobre os ganhos de pessoas físicas na bolsa de valores


ISBN: 978-85-7522-648-3
Ano: 2018
Páginas: 312
Preço impresso: R$ 69,00

Este livro tem a versão em formato ebook e pode ser encontrado nas melhores livrarias virtuais (Amazon, Apple Store e Google Play).
 

Suporte
   Sumário  
Participe
   Enviar errata  
Veja também
   Erratas  
   Catálogo completo  

 Descrição do livro

Para muitos investidores da bolsa de valores, a prestação de contas com a Receita Federal revela-se mais árdua do que de fato poderia ser. Mais preocupante do que a dificuldade experimentada no momento da declaração é a falta de atenção dos investidores em relação à própria apuração do imposto que, diferentemente do que muitos pensam, não ocorre na declaração anual.

Considerando essa realidade, o objetivo do livro que você tem em mãos é, numa abordagem prática e com linguagem acessível, promover a aproximação desses dois mundos normalmente considerados complexos: bolsa de valores e tributação. Nesse sentido, o livro tem o propósito de analisar detalhadamente a tributação sobre os ganhos obtidos por pessoas físicas no mercado de ações da bolsa de valores, nas várias modalidades de negociação (à vista, a termo, futuro, opções e day trade), adotando uma abordagem prática, ampla e fundamentada.

Este livro se destina aos investidores do mercado de ações, independentemente do perfil de suas operações. Mesmo o investidor que apenas realiza operações simples com ações pode ficar em dúvida em relação ao modo de declarar o patrimônio que vem acumulando. E podemos esperar dúvidas ainda mais importantes quando o investidor envereda pelo caminho das operações de maior grau de complexidade, como a venda alugada de ações, o lançamento coberto, as travas e outras operações envolvendo opções ou contratos dos mercados futuro e a termo.

Em razão da importância do tema, espera-se que este livro seja útil não só aos investidores, mas também a contadores, auditores, consultores, advogados, professores, estudantes e a quem mais se interessar pela matéria.

Ver menos ▲

 Livros relacionados

Candlestick     Análise Técnica de Ações     Operando na Bolsa de Valores utilizando Análise Técnica     Investindo no Mercado de Opções     Avaliando Empresas, Investindo em Ações     Lucrando com os Tubarões     

 Opinião dos leitores

Rodrigo Castelan Carlson (Florianópolis - SC) 
Este livro é um alento para o pequeno investidor, que após encarar o "desafio" de começar a investir no mercado de ações, se depara com o confuso processo de declaração de imposto de renda sobre as operações realizadas. Embora bastante técnico, o livro é suficientemente claro para que qualquer um que opere no mercado de ações declare com segurança seu imposto de renda sem ter que recorrer a profissionais, softwares caros e informações controversas na internet. Certamente, é também um excelente material para profissionais da área, pois é fortemente embasado na legislação e notas técnicas da receita federal. Apesar da clareza, o leitor precisará se dedicar a ler e reler partes de interesse e voltar a consultar o livro várias vezes, já que há muitas sutilidades no processo. Nesse sentido, senti falta, ao final de algumas seções ou capítulos, um pequeno "manual prático" de como fazer os cálculos de IR. Na parte de opções faltam exemplos que diferenciem o tratamento de calls e puts. Faltam também detalhes sobre como tratar JCP creditados e não pagos, atualização monetária, entre outros. Uma pena que o livro não tenha também um capítulo tratando de Fundos Imobiliários e outro de ETFs, já que são bem mais acessíveis ao pequeno investidor do que opções, mercado a termo e futuro. Enfim, é um excelente livro, com um preço muito acessível!
Douglas Cuba (Rio de Janeiro - RJ) 
Gostaria de destacar o brilhante trabalho feito neste livro. O resultado é uma excepcional obra. Simples, direta, precisa, com exemplos práticos, com vários cenários diferentes. Simplesmente sensacional. Faço propaganda do livro e acredito que umas 20 pessoas já o adotaram. Surge uma nova demanda: IR em mercados internacionais para PF. Há uma crescente conscientização sobre o tema entre os PF. Parabéns, forte abraço.
  Ver todas

[Home] [Seja um autor] [Catálogo] [Dúvidas] [Meus pedidos]
[Política de Privacidade] [Mais Vendidos] [Fale conosco]

©Copyright 2001-2019 Novatec Editora. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Virtuous.