Logo da Novatec
Categorias

Fundamentos da SVG

Crie gráficos de alta resolução para suas aplicações web independentes de dispositivos ou plataformas


ISBN: 978-85-7522-321-5
Ano: 2012
Páginas: 224
Preço: R$ 53,00

Suporte
   Sumário  
   Site do livro  
Participe
   Enviar errata  
Veja também
   Erratas  
   Catálogo completo  

 Descrição do livro

SVG (Scalable Vector Graphics) é uma tecnologia desenvolvida pelo W3C (World Wide Web Consortium) para criar gráficos vetoriais escaláveis, com base na linguagem XML. Define a sintaxe para criação de imagens estáticas capazes de serem animadas, de responder a ações interativas, de serem estilizadas com CSS, de serem incorporadas à HTML e de receberem vários tipos de efeitos gráficos. Por ser uma aplicação XML a SVG proporciona o desenvolvimento de páginas web muito mais leves, rápidas e com alto potencial de interatividade. Ao contrário das imagens nos formatos GIF, JPEG e PNG as imagens SVG escalam apropriadamente em qualquer dispositivo sem perder resolução adaptando-se ao tamanho da área de visualização quer o dispositivo seja um telefone portátil, um monitor de grandes dimensões ou uma impressora de alta definição.

Este livro tem por objetivo fornecer aos profissionais envolvidos com o desenvolvimento para a web os conceitos fundamentais e técnicas de programação necessárias para criar gráficos SVG. Fornece as informações básicas e mostra a sintaxe necessária à criação de formas gráficas vetoriais simples bem como apresenta e detalha os principais métodos e propriedades da API JavaScript e da linguagem SMIL, para adicionar interatividade aos gráficos vetoriais.

Descreve os componentes, mecanismos e funcionalidades da linguagem. As explicações teóricas são feitas em linguagem corrente e clara, dispensando, sempre que possível, o jargão técnico avançado, e são acompanhadas de exemplos práticos explicados passo a passo e complementados por arquivos XML para consulta. Destina-se aos profissionais envolvidos na criação de aplicações web e desktop, tanto na área de design quanto na de desenvolvimento e programação.

Neste livro você aprenderá como:

- Criar formas e preenchimento de gráficos

- Inserir textos em um gráfico SVG

- Aplicar estilos aos gráficos SVG

- Criar gradientes e padrões e as técnicas para preencher gráficos SVG com esses objetos

- Criar efeitos gráficos com recortes e máscaras

- Obter variados efeitos gráficos com uso de filtros

- Transformar gráficos com a linguagem SVG

- Criar animações com uso da linguagem SMIL

- Usar a linguagem JavaScript para adicionar interatividade à gráficos SVG

- Usar editores para gráficos SVG

Ver menos ▲

 Livros relacionados

Construindo Sites com CSS e (X)HTML     Criando Sites com HTML     CSS3     HTML5 - A Linguagem de Marcação que Revolucionou a Web - 2ª Edição     Fundamentos de HTML5 e CSS3     

 Opinião dos leitores

Carlos Daniel Amaral de Mendonça (São Carlos - SP) 
Recomendo! Uma obra que condensa e trata bem o assunto. Pessoalmente adquiri a obra em vistas de aplicar em minhas aplicações Android os recursos SVG, inclusive já havia utilizado com HTML5 em uma aplicação híbrida no Android com uso do webkit, mas agora o SVG passou a ser suportado nativamente no Android com uso do SDK da Google.
Moacir Braga (Porto Alegre - RS) 
Aborda exatamente o que título se propõe, os fundamentos, sem entrar nos detalhes desnecessários para um iniciante, porém é tão prático que acabou se tornando um guia rápido para mim no trabalho, pois a documentação oficial apesar de excelente é longa e nem sempre temos o tempo necessário para lê-la. Praticamente todos os livros deste autor são ótimos, parabéns!
Ivan Scher (Ribeirão Preto - SP) 
Bom livro. O Maujor explica muito bem o que se propõe a escrever.
Rafael Milleo Carrenho (São Paulo - SP) 
Esta obra escrita por Maurício Samy Maujor apresenta um tema bastante inovador na área de geração de gráficos vetorizados. Através de exemplos bastante práticos e todos os conceitos elencados de forma bastante organizada, alguns tópicos ficam pouco explicados devido a se tratar de uma tecnologia que exige a quebra de alguns paradigmas da programação que exigem maior abstração do leitor. E como os navegadores ainda estão se adequando a esta nova tecnologia sua aplicabilidade em um mundo real são um tanto quanto restritas. Enfim, o escrito é claro e muito bem organizado, vale a pena ler!
  Ver todas

[Home] [Seja um autor] [Catálogo] [Dúvidas] [Meus pedidos]
[Política de Privacidade] [Mais Vendidos] [Fale conosco]

©Copyright 2001-2017 Novatec Editora. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Virtuous.