Logo da Novatec
Categorias

A Linguagem de Programação Go


ISBN: 978-85-7522-546-2
Ano: 2017
Páginas: 480
Preço: R$ 98,00

Suporte
   Sumário  
Participe
   Enviar errata  
Veja também
   Catálogo completo  

 Descrição do livro

A linguagem de programação Go é a fonte mais confiável para qualquer programador que queira conhecer Go. O livro mostra como escrever código claro e idiomático em Go para resolver problemas do mundo real. Esta obra não pressupõe conhecimentos prévios de Go nem experiência com qualquer linguagem específica, portanto você a achará acessível, independentemente de se sentir mais à vontade com JavaScript, Ruby, Python, Java ou C++.

  • O primeiro capítulo contém um tutorial com os conceitos básicos de Go, apresentado por meio de programas para E/S de arquivos e processamento de texto, imagens gráficas simples, clientes e servidores web.

  • Os primeiros capítulos discutem os elementos estruturais de programas Go: sintaxe, controle de fluxo, tipos de dados e a organização de um programa em pacotes, arquivos e funções. Os exemplos apresentam muitos pacotes da biblioteca-padrão e mostram como criar seus próprios pacotes. Capítulos mais adiante explicam o sistema de pacotes com mais detalhes, além de mostrar como compilar, testar e manter projetos usando a ferramenta go.

  • Os capítulos sobre métodos e interfaces apresentam a abordagem não convencional de Go à programação orientada a objetos, em que métodos podem ser declarados em qualquer tipo e as interfaces são implicitamente satisfeitas. Esses capítulos explicam os princípios fundamentais de encapsulamento, composição e substituibilidade usando exemplos realistas.

  • Dois capítulos sobre concorrência apresentam abordagens detalhadas a esse assunto cada vez mais importante. O primeiro, que discute o sistema básico de gorrotinas e canais, apresenta o estilo conhecido como processos sequenciais comunicantes (communicating sequential processes) pelo qual Go é renomado. O segundo aborda aspectos mais tradicionais de concorrência com variáveis compartilhadas. Esses capítulos oferecem uma base sólida para programadores que estão entrando em contato com a concorrência pela primeira vez.

  • Os dois últimos capítulos exploram recursos de baixo nível de Go. Um dos capítulos aborda a arte da metaprogramação usando reflexão. O outro mostra como usar o pacote unsafe para desviar-se do sistema de tipos em situações especiais e como usar a ferramenta cgo para criar vínculos (bindings) de Go com bibliotecas em C.

Ver menos ▲

 Livros relacionados

Introdução à linguagem Go     Go em Ação     

 Opinião dos leitores

Luciano Ramalho (São Paulo - SP) 
O original, conhecido como GOPL, é uma obra definitiva, escrita por um membro do time central de Go (Alan Donovan) e pelo lendário Brian Kernighan do clássico K&R. Através de exemplos muito interessantes e variados, os autores mostram o jeito idiomático de programar em Go. As seções sobre tratamento de erros e os capítulos sobre concorrência são essenciais para aproveitar bem a linguagem. Não é preciso saber nada de Go para acompanhar, mas o livro vai fundo: cada capítulo começa fácil, mas alguns mergulham em tópicos difíceis da semântica de Go. Leia de novo ou pule essas seções se estiver com pressa e quiser uma visão geral para começar a trabalhar com Go. Nota: fui o revisor técnico desta excelente tradução.
  Ver todas

[Home] [Seja um autor] [Catálogo] [Dúvidas] [Meus pedidos]
[Política de Privacidade] [Mais Vendidos] [Fale conosco]

©Copyright 2001-2017 Novatec Editora. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Virtuous.