Apesar de a criptografia fazer parte do nosso dia a dia, são poucas as pessoas que se dão conta disso. Por vivermos em um mundo cada vez mais informatizado, nosso direito ao sigilo e à privacidade está sob ameaça constante. Uma vez que sabemos que senhas e números de cartão de crédito ou de contas bancárias nas mãos de piratas do submundo...
Ver mais ▼Apesar de a criptografia fazer parte do nosso dia a dia, são poucas as pessoas que se dão conta disso. Por vivermos em um mundo cada vez mais informatizado, nosso direito ao sigilo e à privacidade está sob ameaça constante. Uma vez que sabemos que senhas e números de cartão de crédito ou de contas bancárias nas mãos de piratas do submundo virtual são dor de cabeça na certa, preocupamo-nos com nossos dados pessoais e com as tentativas de saquear informações por meio de invasões de computadores, de toda espécie de praga cibernética e de e-mails maliciosos.
Esses nossos segredos, como também grande parte da nossa correspondência, costumam trafegar em redes de computadores e na internet. Para que permaneçam em sigilo, deveriam ser cuidadosamente embalados para viagem – e é aí que entra a criptografia. Utilizada há quase quatro mil anos para ocultar informações, a criptografia continua acompanhando as necessidades do homem moderno. Mesmo os métodos mais antigos continuam atuais e ainda são incorporados aos novos sistemas de criptografia forte. Mas a criptografia não serve apenas para manter o sigilo de dados confidenciais ou segredos de Estado. Também pode ser um excelente passatempo quando usada para criar ou solucionar quebra-cabeças e enigmas.
Este livro tem como objetivo desmistificar a criptologia mostrando que seus princípios fundamentais são simples e eficientes. Trata principalmente da criptologia clássica, a chamada criptologia arte, explicando o funcionamento dos métodos mais conhecidos. As explicações são complementadas com exemplos, dados dos autores, da época em que os métodos foram utilizados e da importância que tiveram no desfecho de alguns acontecimentos importantes. Esses relatos possibilitam ao leitor entrar nos bastidores da história e avaliar a luta milenar entre os criadores de cifras e os decifradores. Para os iniciantes, é uma forma divertida e lúdica de se preparar para a criptologia do século XXI.
Ver menos ▲